Passeio de trem para Morretes - pera, onde é isso mesmo?

Decidimos em junho que iríamos para Curitiba no feriado de julho (fomos entre 06 e 09/07), então corri para decidir o que faríamos em apenas 3 dias. Uma das coisas decididas seria a viagem de trem para Morretes. Não sei se vocês já ouviram falar, eu mesma só conheci por meio de pesquisa, é uma cidade litorânea do Paraná e fica a cerca de 70 km de Curitiba. Lá tem o famoso barreado (carne bovina temperada e cozida por 12 horas, acompanhada de farinha de mandioca, arroz e banana), confesso que o nome não me deu nenhum vontade de comer, me lembrou barro e associei a sujeira, mas quando chegamos lá, decidi arriscar e gente do céu, é maravilhoso, mas estamos aqui para falar do trem, atiçar a lombriga fica para depois rs 

O passeio de trem até Morretes é feito pela Serra Verde Express e há diversos vagões e valores. Nós escolhemos a turística mesmo, acho que foi uns R$ 130,00 por pessoa. Antes não podia escolher o lugar, recentemente vi que mudaram isso, ainda bem, pois quando o Fabio comprou, mandaram lugares separados e ele teve que contatar para mudar. Eu rezo por um dia onde todos os assentos de todos lugares serão numerados, amém.

Enfim, o trem sai da estação ao lado da rodoviária da cidade e segue até a estação em Morretes, o passeio dura umas 4 horas, cada vagão tem seu guia, há banheiros e venda de lanches e bebidas. 

Pontos Fortes:

1) O trem é fofo, o assento é macio e cabe duas pessoas confortavelmente (o banco não é dividido);
2) Nosso guia foi extremamente simpático e divertido, não vi reclamações de outros guias também;
3) O ingresso na classe turística dá direito ao kit lanche e uma bebida (refri ou água), é bem simples, mas gostoso;
4) A parte principal, claro, é a paisagem. É tudo maravilhoso. Chegamos na cidade com -2º e demos sorte que mesmo num frio danado, o céu estava limpo e com um solzinho, então a vista foi incrível. Fomos do lado direito sentido Morretes, mas as atrações que são do lado esquerdo, basta você levantar e olhar pela janela.

Pontos Fracos:

1) Há bancos que são virados de costas ao sentido do passeio, então tem a chance de você passar a viagem toda sentindo-se estranho por estar viajando de costas e mais estranho se estiver de frente a desconhecidos;
2) Tem fila para tudo, o passeio costuma lotar bastante e gera uma desordem enorme, além de atrasar (vi reclamações de atraso de horas). No nosso dia, eles simplesmente tinham esquecido de mandar um trem. Chegamos lá umas 08h00 e só embarcamos cerca de 09h30 (1 hora de atraso);

Considerações Finais:

Sim, vale a pena o preço. A experiência é única, a vista é bela o tempo todo, a cidade é tão pequena que dá vontade de colocar num potinho e levar junto de recordação. Não sei se os outros vagões valem tanto, pois vi que há assentos onde a pessoa fica de costas à janela, então na minha opinião, a turística está ótimo. Portanto, vá, aproveite a viagem, curta a vista, tire muitas fotos, coma um delicioso barreado a vontade (a cidade é cercada por restaurantes vendendo este prato, os valores variam bastante, onde comemos foi barato e era Self-service, mas mais afastado do centro) e não deixe de visitar a feirinha ao lado da ponte. 

Tem também a opção do trem da volta à cidade, para ver o pôr do sol, porém, decidimos voltar de ônibus (cerca de 2h30), este também é oferecido pela Serra Verde, e como já mencionei, é extremamente desorganizado, ninguém consegue imprimir a passagem, enfiam pessoas em ônibus lotados, pulam vez do outro, é bem complicado esta parte, infelizmente.

Seguem algumas fotinhos:







Comentários

Postar um comentário

Olá! Que bom te ver aqui, qual a sua opinião?

Postagens mais visitadas deste blog

Viajando de Leito Cama Viação Cometa - compensa?

Blablacar - o que é? é confiável? é de comer?

Hotel em Bauru - Análise Completa